22 março 2010

          Dia de muito calor e de bastante trabalho. Alegrias também. O trabalho de desinfecçao de latrinas com utilizaçao de cal está funcionando muito bem. Grande diminuiçao de odores e de insetos(satisfaçao).
     Em seguida será iniciado otrabalho de construçao de biodigestores nas comunidades (os acampamentos emergenciais serao desativados pouco a pouco). Pergunta pro Capucho: existe vantagem de entradas múltiplas no biodigestor sobre entrada única? Qual? Melhor distribuiçao do material dentro do digestor?
     Outra: O que se pode fazer numa área de 250m/2 em termos de absorçao radicular para digestor que funciona com  latrina seca?
     Nesta semana tbem tentaremos iniciar um programa juntamente com o serviço de saúde do acampamento para evitar recontaminaçao da água tratada. A recompensa ao final do trabalho foi um contato com as crianças do projeto de Capoiera.    Fotos abaixo:


Escavaçao de biodigestor



As ruas de regioes onde nao há limpeza feita pelo VR




Distribuiçao de alimentos pelo batalhao brasileiro (sao os mais organizados)



Distribuiçao de água






Capoeira e alegria



Felicidade


Tchau


Chovius ("Matin")


5 comentários:

  1. E aí, "astro"?
    Jogou capoeira lá também?!
    ãhn,ãhn, ÃHN?

    ResponderExcluir
  2. Felicidade, a tua!! Está estampada na tua cara!! bjs
    Vou ao rio de madrugada!!

    ResponderExcluir
  3. às respostas: 1) entradas múltiplas podem ser feitas (entrar na parte de baixo do digestor) e cuidar para não entrar ar (processo anaerobio). 2) sobre filtração radicular, não entendi se o lodo do biodigestor é fluido ou não (fossa sec?). Se o problema for o lodo, melhor fazer um pequeno leito de secagem (tijolos no fundo com junta seca (sem argamassa). Com o lodo seco uma boa idéia seria fazer uma compostagem com fração orgânica do lixo (se houver) e depois usar como adubo. 3) se tiver esgoto fluido, podes construir um leito de filtração radicular (usar restos das construções destruídas (tipo brita - podes socar o material que não seja concreto e quebrá-lo em pequenos pedaços e usar como base. Na cobertura com as plantas (as que se derem bem por aí - copo de leite?) colocar terra porosa. Imagina um jardim de flores!
    Não esqueça de fazer um relatório (livro?) para quem sabe sugerir outro programa ao gov. brasileiro.
    Abraços,
    Dieter

    ResponderExcluir
  4. Oi Chovius!

    Parabéns pela nobre iniciativa, desde já votos de um bom trabalho nesta imensa tarefa de reconstrução do Haiti e que consigas transmitir com tuas ações alegria e esperança a este povo tão sofrido.

    Um grande abraço,
    Paulo Reus

    ResponderExcluir
  5. Martin
    que surpresa.
    Se tiveres um minuto pra discutir aquele assunto dos macacos, te aguardo.
    No teu retorno daí, vou contratar esta mão de obra pro projeto.Claro, a preços haitianos...hehehe
    hugo

    ResponderExcluir